quinta-feira, 22 de agosto de 2013

As Novas Normas da Cerveja

O simples fato dos produtores de cerveja e o governo sentarem-se à mesa para tratarem das normas que regulam a produção de cerveja em nosso país por si só já é louvável.

Durante essa semana esses encontros tiveram boas evoluções, e se projeta para o ano de 2015 essa nova normativa que deve, entre outros, liberar a utilização de produtos de origem animal como leite e mel, além de ingredientes como frutas, chocolate, ervas, vegetais e flores no processo de fabricação da bebida.

O próximo passo agora, segundo informações fornecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, será publicar no Diário Oficial o texto base da instrução normativa que regulamentará os novos padrões da cerveja no país. Depois ainda deverá ser colocado em consulta pública, ao que tudo indica ainda esse ano.

Fermentação de Cerveja de mel.
Para um produtor artesanal, em um primeiro momento, pode parecer que essas medidas pouco lhe favorecem ou interferem em sua produção, em vista que em nenhum momento se sentiu tolido de fazer experiência, já que não buscava a comercialização como objetivo principal. Ledo engano.

Além da possibilidade daquela sua produção 'exótica' poder ser engarrafada em uma microcervejaria e distribuída em bares, a criação desse regulamento vai auxiliar no surgimento de novas técnicas de produção, equipamentos, que numa etapa final irão beneficiar inclusive o produtor artesanal.

Sem contar que com o desenvolvimento de novos produtos pela indústria, permitirá que o consumidor se acostume aos novos sabores e experiências, automaticamente tornando-se mais receptivo a novas cervejas e adjuntos.

Enfim, parece que chegamos ao momento do desenvolvimento verdadeiro da cerveja e suas variantes em nosso Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário